quinta-feira, 23 de junho de 2011

* MÉTODOS HORMONAIS

A anticoncepção hormonal é um dos métodos mais empregados em todo o mundo, desde 1960, tendo sofrido uma extraordinária evolução em termos de quantidade e qualidade dos hormônios utilizados. Os hormônios femininos são os mais eficientes métodos anticoncepcionais reversíveis que exitem até hoje,mas só se utilização for feitas em doses adequadas.

  • Anticoncepcional Oral:

1. PÍLULA
Esse é o método anticoncepcional preferido entre as mulheres jovens. As pílulas são bem eficientes e confiáveis.
Como funciona:
Por apresentarem dois tipos de hormônios são chamadas de combinadas e são divididas em pílulas monofásicas, bifásicas e trifásicas. A pílula é chamada de monofásica quando toda a pílula da cartela tem a mesma dose de estrogênio e progestagênio. E bifásicas e trifásicas quando a dose de hormônios varia em dois ou três estágios. Para este tipo de pílula é extremamente importante tomar as pílulas exatamente na ordem indicada. Se você for tomar a pílula pela primeira vez, você deve começar no primeiro dia da menstruação que equivale ao primeiro dia do ciclo e tomar durante os 21 dias (ou 22 dias) até o dia da pausa, período de 7 dias (ou 6 dias). Neste período você terá sua menstruação normalmente. Imediatamente após o 7º dia da pausa (isto é, 8º dia do ciclo) comece a tomar a próxima cartela mesmo se a sua menstruação não tenha acabado.
-Eficiência de 99% na prevenção de uma gravidez.
- Nas mini pílulas, os efeitos colaterais são praticamente inexistentes.
- Há outros benefícios além do contraceptivo como:
Regularização do ciclo menstrual, tornando-o mais curto e menos dolorido. Diminuição da tensão pré-menstrual. Diminuição da possibilidade de uma anemia devido a uma menor quantidade de sangramento. Ajuda no fortalecimento dos ossos. Possui 80% menos chance de um câncer no útero. E 50% a menos são as chances de um câncer nos ovários.
Desvantagens:
- O risco de um esquecimento no começo é quase inevitável.
- Mulheres que usam pílulas nem sempre encorajam seus parceiros a usarem camisinha, tornando-a assim mais exposta à doenças sexualmente transmissíveis.
- Devido à mudança hormonal, algumas mulheres perdem o controle de seu peso.
- Antibióticos podem influenciar na eficiência da pílula.




2. PÍLULA DO DIA SEGUINTE(EMERGÊNCIA)

                                          pilula do dia seguinte
Contém grande quantidade de hormônios (levonorgestrel), que cria um ambiente desfavorável aos espermatozóides e também evita a ovulação. É utilizada em casos de emergência, como um furo na camisinha, ou vazamento de esperma, etc. Não deve ser utilizada com muita frequência, pois pode desregular o ciclo menstrual. Eficácia de 99,9%. Deve ser tomada em até 4 dias após a relação sexual, após esse período, a eficácia da pílula cai bastante. Ela somente previne a gravidez de relações sexuais anteriores, não futuras.


  • Anticoncepcional Injetável:
                                                   
Com uma seringa são injetados hormônios que evitam a ovulação em certo período (mensal ou trimestral). Após a interrupção das injeções, é possível engravidar seis meses depois. Sua eficácia é de aproximadamente 98,5%. Deve ser utilizado com prescrição e acompanhamento médico. Esse método não é recomendado para mulheres acima de 35 anos e fumantes, pois pode trazer algumas complicações para a saúde. Também deve ser evitado o uso por mulheres que tiveram trombose, glaucoma, problema cardiovascular, hepatites, hipertensão, neoplastias, diabetes, entre outros. O uso em períodos de amamentação pode prejudicar a produção de leite.

  • Anticoncepcional Subcutânio
  
 1. IMPLANTE
Cápsulas subdérmicas de levonorgestrelO implante subdérmico de levonorgestrel - um progestágeno - é chamado NORPLANT. É um método de contracepção hormonal que só contém progestágeno. Desde 1990 este método foi liberado para uso nos Estados Unidos, entretanto já era usado há mais tempo em outros países.
O Norplant é um sistema que consiste em 6 cápsulas que contém levonorgestrel. Este progestágeno é liberado lentamente das cápsulas tendo duração de 5 anos, desde a inserção.
Mecanismo de ação: O implante de levonorgestrel inibe a ovulação, tem ação sobre o muco cervical e provoca atrofia de endométrio.


2. ADESIVOS

É um método de contracepção constituído por um adesivo fino e impregnado de hormonas que são continuamente transferidas através da pele para a corrente sanguínea.
O adesivo contraceptivo existente no mercado é constituído por 3 adesivos que se colocam durante 3 semanas consecutivas, seguindo-se uma de descanso.
As hormonas libertadas pelo adesivo evitam que se dê a ovulação. Também espessam as secreções do muco do cérvix, tornando a entrada do esperma no útero mais difícil.


3 comentários:

  1. é muito importante a exposição dos métodos de prevenção! Com tanta informação só não ver(lê-se: usa) quem não quer.

    ResponderExcluir
  2. isso nao funcionaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir