quinta-feira, 23 de junho de 2011

* MÉTODOS COMPORNAMENTAIS

Ao serem utilizados, implicam em modificações do comportamento sexual do casal. Baseadas em conhecimentos de reprodução humana, existem duas formas de métodos comportamentais mais usuais. Uma das principais razões de sua utilização é a igreja católica assim como outras religiões que não concordam com o uso de preservativos, pílulas, minipílulas, DIU etc.
  • COITO INTERROMPIDO

Coito interrompido é um método de contracepção no qual, durante a relação sexual, o pênis é removido da vagina logo antes da ejaculação, impedindo que o sêmen penetre no interior da vagina. Porém existem riscos como, o homem não consiga fazer isso a tempo ou antes da ejaculação pode ocorrer liberação de pequenas quantidades que já contenham espermatozóides ou  podendo conter partículas de vírus ou bactérias que podem infectar ao entrar em contato com as membranas mucosas.
Portanto,não é um método eficiente. Algumas pessoas preferem o coito interrompido mesmo sabendo dos seus riscos, para evitar possíveis efeitos adversos de contraceptivos hormonais como depressão, variações no humor, vagina seca, diminuição no libido, inchaços. O coito interrompido também não tem custos, e pode ser praticado sem prescrição médica.

  • ABSTINÊNCIA PERIÓDICA OU MÉTODO DO RITMO: TABELINHA

Abstinência periódica ou método do ritmo, que popularmente é conhecido por ‘’tabelinha’’ é um dos métodos comportamentais que consiste na abstinência sexual nos dias férteis. A mulher tem como identificar a época de sua ovulação, mas existe grande risco de erro de cálculo.   
De forma geral os ciclos menstruais duram 28 dias, por volta do 14° dia ocorre a ovulação, as relações sexuais devem ser evitadas cerca de 3 dias antes e 3 dias depois da data prevista para a ovulação.Nesse caso o período fértil poderia ser considerado do 11° ao 17° dia do ciclo. Os dias restantes serão os dias não-férteis. Entretanto, os ciclos variam de mulher para mulher, ou até mesmo na mesma mulher, por diversas razões, como por exemplo, fatores emocionais. Assim, a data da ovulação pode não ser o 14º dia.
A maneira de utilizar a ‘’tabelinha’’ consiste em a mulher anotar por vários meses a duração de seus ciclos menstruais, cada um deles contado do primeiro dia de um ciclo ao primeiro dia do ciclo seguinte. Deve-se considerar a duração do ciclo mais curto e a do ciclo mais longo. A ovulação ocorre geralmente cerca de 14 dias antes da próxima data prevista para a menstruação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário